Translate

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Qual a diferença entre protetor solar químico e físico?













Bom dia!!! 

Dia feliz a todos!!!

Dica de hoje: 

Use protetor solar diariamente.
O protetor solar ajuda na redução das queimaduras solares e outros danos à pele — ultimamente ligado a um menor risco de câncer de pele. A proteção solar é a principal forma de prevenir o envelhecimento prematuro e de permitir que a pele danificada possa se reparar.




A diferença entre o protetor solar físico e o bloqueador solar químico. Protetor físico forma uma barreira, enquanto o químico é absorvido pela pele.
Filtros Químicos:

através da absorção dos raios ultravioletas, impedindo assim que a pele seja atingida.
Filtros Físicos ou de Barreira:

são substâncias opacas que formam uma película sobre a pele e refletem a luz como um espelho. Não são muito aceitos cosmeticamente (mais espessos e de difícil aplicação sobre a pele), mas apresentam menor sensibilização (alergia), sendo muito indicados para elevar a proteção solar e para crianças menores.

Mesmo nas horas de lazer é preciso lembrar da saúde. Na praia, é indispensável o uso do produto para proteger a pele.
Os raios ultravioleta são um tipo de radiação emitida pelo sol. Eles trazem benefícios para os seres humanos, mas, ao mesmo tempo, são nocivos porque podem provocar queimaduras e doenças mais graves como o câncer de pele.

"A radiação ultravioleta é bem interessante porque ela tem uma ação de dentro pra fora. Por exemplo, quando nos aproximamos de uma chama, do fogo, nós sentimos aquele calor. Esse calor não é ultravioleta, é radiação infravermelha. É interessante que o calor queima de fora pra dentro. A radiação ultravioleta não, ela é mais traiçoeira.       





  Mesmo num dia nublado, com mormaço, a radiação ultravioleta está ali, ela vai penetrar na nossa  pele e queimar de dentro pra fora", explica o professor de química Gilton Lyra
Para diminuir o efeito maléfico da radiação solar, é preciso se proteger constantemente. Roupas compridas, boné, tudo ajuda. Também existem outros aliados muito importantes. Um deles é o filtro solar físico, o conhecido creme para assaduras e não esqueçam, repor no corpo a cada 2 horas, ou quando entrar na água!!!!!



Confira 3 mitos sobre o uso dos protetores solares:

01 > Em dias nublados ou chuvosos, o protetor solar é dispensável. 
MENTIRA:!!!!!  A existência de radiação ultravioleta nada tem a ver com a temperatura ou o fato de o céu estar com nuvens. A presença das nuvens diminui a incidência da luz do sol, porém não é capaz de bloquear os raios UV.


02 > Passar maquiagem logo depois do filtro solar altera a eficácia do produto.
MENTIRA!!!! Basta tomar alguns cuidados, como esperar alguns minutos até que o filtro seja absorvido completamente e usar pincel em vez de esponja para espalhar base e corretivo sem esfregá-los.


03 > Apenas os raios ultravioleta são prejudiciais à pele.
MENTIRA!!!! Apesar de ainda pouco conhecidos pela maioria das pessoas, os infravermelhos (IV) são muito perigosos, já que penetram mais profundamente na pele, gerando radicais livres e provocando a degradação do colágeno. E eles representam 54% da energia solar que atinge o planeta, contra 7% dos raios UVA e UVB. Infelizmente, ainda não há muitas opções de protetores com fórmula comprovada cientificamente capaz de neutralizar os IV porque apenas alguns tipos de antioxidantes, em concentrações ideais, possuem esse poder. A indústria cosmética, no entanto, está empenhada na descoberta de novas substâncias para essa finalidade.



Se cuidem!!!!!!! bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário